APRESENTAÇÃO
Ao longo de décadas, a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) busca a universalização do acesso ao saneamento básico, com gestão pública eficiente e de qualidade. Para tanto, a Entidade considera fundamental o desenvolvimento da capacitação técnica dos profissionais do setor, bem como a troca de experiências entre as boas práticas de gestão.
As Exposições de Experiências Municipais em Saneamento (EEMS), que acontecem anualmente como parte das Assembleias Nacionais da Assemae, surgiram a partir desse contexto. Por meio da Exposição, a Assemae dissemina uma série de informações técnico-científicas para contribuir com o fortalecimento da ação dos municípios no âmbito do saneamento básico.
A 1ª EEMS ocorreu juntamente com a 22ª Assembleia Nacional da Assemae, em junho de 1996, na cidade de Belo Horizonte (MG). Na ocasião, foram apresentados 81 trabalhos técnicos, advindos de 28 municípios brasileiros.
O início das exposições reflete uma nova fase na história da Assemae: a de contar como o município brasileiro é mais eficiente ao cuidar de seus interesses locais. A qualidade dos trabalhos técnicos e a reflexão sobre a gestão dos serviços e políticas de saneamento básico são fatores que transformam as EEMS em eventos de referência para o setor.
Os números asseguram o sucesso histórico da Exposição. Entre a 1ª e a 27ª edições foram apresentados 2.937 trabalhos, com autores representando aproximadamente 252 municípios brasileiros. Ao somar o número de trabalhos em todas as edições do evento, chegamos a uma média de 109 estudos apresentados a cada ano.
Diante da importância em disseminar as informações recebidas em quase 30 anos de eventos, a Assemae preparou esta série histórica das Exposições de Experiências Municipais em Saneamento, dando ao público a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre variados temas, que passam pelo abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos, drenagem urbana, eficiência energética, educação ambiental, redução de perdas de água, gestão integrada de resíduos sólidos, entre outros.
A série histórica relata a evolução da qualidade dos trabalhos técnicos, além de destacar o maior interesse dos municípios em participar do evento e divulgar suas experiências. A partir deste documento digital, você terá acesso a um rico banco de dados para pesquisa, que, certamente, contribuirá para o aperfeiçoamento da gestão pública do saneamento básico e melhoria do atendimento à população.
Tenha uma excelente leitura!